A GUERRA DAS TUBAÍNAS: ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS DAS INDÚSTRIAS DE REFRIGERANTES POPULARES
http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.92.3560

Luciel Henrique de Oliveira, Fábio Eiki Ueno

Resumo


Tubaína é o nome de um refrigerante sabor "tutti-frutti", produzido por indústrias nacionais, com muitas variações regionais. São refrigerantes populares, muito doces, com preço mais baixo e marca local, conhecidos pelo nome genérico de tubaínas. Este trabalho tem o objetivo de descrever a importância econômica da indústria brasileira de refrigerantes, sob a ótica dos pequenos e médios fabricantes de produtos populares do Estado de São Paulo, destacando alguns casos particulares. Quais as estratégias usadas pelas indústrias de tubaínas para enfrentar as grandes empresas do setor? Como estas empresas conseguem sobreviver e crescer em um mercado tão competitivo? A pesquisa teve três objetivos: (1) conhecer e compreender a indústria de refrigerantes populares, destacando a participação das indústrias regionais; (2) levantar das indústrias de refrigerantes populares do Estado de São Paulo, destacando os casos mais relevantes; (3) analisar os casos de destaque, relacionando-os com as teorias de estratégia previstas. Verificou-se que a principal estratégia das pequenas e médias empresas do setor é priorizar e focar suas forças nos mercados regionais em que suas fábricas se localizam. Além disso, investem em verticalização da produção, em equipamentos modernos semelhantes aos utilizados pelas grandes empresas, e em inovação,  para reduzir custos e obter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. Procuram sempre seguir as tendências de sucesso impostas pelos grandes players do mercado. Aliando preços mais baixos a um produto de qualidade e à tradição local de se consumir esses refrigerantes, estas empresas conseguem competir e incomodar as grandes indústrias do setor.


Palavras-chave


refrigerantes, consumo popular, estratégia, competitividade, tubaínas

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/108

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362