PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO E PESSOA NA OBRA DE WILHELM DILTHEY: UM DIÁLOGO POSSÍVEL COM A ÁREA DA SAÚDE
Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.256271
Resumo
Introdução: Os debates pedagógicos do século XX refletem extensivos estudos realizados na Alemanha por Wilhelm Guillermo Dilthey e Friedrich Nietzsche e, na França por Georges Sorel e Henri Bergson. Ao militar no campo da Educação, percebe-se certo desconhecimento no Brasil da Filosofia e Pedagogia de Dilthey. Objetivo: explicitar as concepções de Pedagogia, de Educação e de Pessoa nas obras de Wilhelm Guillermo Dilthey. Método: Pesquisa bibliográfica de abordagem nomotética (na classificação de Wilhelm Windelband), de caráter analítico. Material: Fundamentos de um Sistema de Pedagogia e História da Pedagogia, ambos de autoria de Wilhelm Dilthey. Resultados: Postulados universais da Pedagogia condicionam-se historicamente pelo ethos nacional, pelo ideal de sociedade, de vida, de formação de um determinado povo num determinado momento histórico; considerando-se que toda pessoa é histórica, toda verdadeira Filosofia desemboca na Pedagogia. Conclusão: Necessário desatar os ferrolhos da educação e da pedagogia, sem esquecer que o mundo histórico formado de pessoas é indissociavelmente antropológico-psicológico-histórico e no qual cada sociedade deve decidir qual é o seu ideal de sociedade, de pessoa, de nação – o que se traduz num ideal de educação formativa de pessoas para aquela sociedade e nação que se quer construir.
Palavras-Chave: Educação. Pedagogia. Enfermagem. Saúde.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.1129
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362