AMBIENTES VIRTUAIS: enfatizando a autonomia e a aprendizagem
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
Resumo
RESUMO: Este artigo tem como foco de investigação as possibilidades e perspectivas de desenvolvimento da autonomia e de novas aprendizagens no contexto atual do mundo tecnológico potencializadoras de ambientes virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico investigativo onde buscamos compreender as relações complexas que se estabelecem entre o exercício da autonomia e as possibilidades de aprendizagem em ambiente de alta tecnologia digital. Analisamos a abrangência do uso da tecnologia no âmbito da educação escolar considerando a diversidade de formas de ensinar e de aprender. Num mundo em que a virtualidade é um fenômeno cada vez mais presente, é imprescindível que nos apropriemos das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, que aprendamos a aprender com vistas a produzir conhecimento a partir dos dados e informações que os aparatos tecnológicos põem a nossa disposição. A recente e irreversível revolução tecnológica abre caminhos desafiadores para uma reestruturação paradigmática e operacional da organização e da cultura escolares e, sobretudo, da práxis educacional no que se refere ao processo de desenvolvimento da autonomia bem como às possibilidades de aquisição de novas aprendizagens, tanto docente quanto discente, em contextos tecnológicos.
PALAVRAS-CHAVE: Ambientes virtuais. Conhecimento. Autonomia. Educação escolar. Aprendizagem.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1384
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362