ORIENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DA REALIDADE BRASILEIRA
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419

Andreia de Bem MACHADO, Andreza Regina Lopes da SILVA, Viviane SARTORI, Fernando José SPANHOL

Resumo


Comunicar é um desafio assim como uma necessidade encontrada ao longo da história da humanidade em seus diferentes espaços sociais. No processo educacional não é diferente. Independe da modalidade educacional é preciso haver comunicação para ocorrer o ato de ensinar e aprender. A luz deste cenário o presente artigo visa refletir sobre o papel do professor no processo de orientação em trabalhos de conclusão de curso oferecido em cursos de pós-graduação na modalidade a distância que conta com o apoio das Tecnologias da Comunicação Digital para potencializar a efetividade deste processo. Para atender o objetivo proposto neste artigo trabalhou-se com uma busca na literatura e também documental que seguiu para aprofundamento com um estudo de caso comparativo entre duas instituições brasileiras de ensino, uma de caráter público e outra privada, tendo como ênfase o processo de produção de trabalhos de conclusão de curso em programas de pós-graduação na modalidade a distância.

Palavras-chave


Orientador. Educação a Distância. Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1419

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362