EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma história, uma caminhada e novas conquistas para o portador de necessidades especiais
http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500

Benedito Borel da CONCEIÇÃO, Damián S. SÁNCHEZ

Resumo


A educação inclusiva tem uma longa história na caminhada de encontrar condições dignas para as pessoas se integrarem no meio social e assim erradicar o preconceito junto à sociedade acadêmica, mercado de trabalho e outros meios sociais que impedem o cidadão ou cidadã exercer o direito de cidadania com dignidade. Este artigo é fruto de estudo com alunos portadores de necessidades especiais na escola regular da educação básica, onde o aluno precisa ser parte íntegra do ensino aprendizado. A importância desse artigo está relacionada ao respeito às diferenças e diversidades encontradas no dia a dia da sala de aula, quando o sistema de educação permite a matrícula do aluno portador de necessidades especiais na escola pública sem a preocupação de subsidiar os recursos adequados para poder desenvolver as habilidades cognitivas, motora, psicossocial, visual, auditiva. Aliás a inclusão escolar, ainda é uma realidade crucial, que, vai além de uma matrícula, mas de todo os recursos tecnológicos, pedagógicos, estrutura física da escola e material humano com a formação e especialização específica do professor, capaz de acolher o aluno e construir a igualdade e assim fazer a diferença.

Palavras Chaves: Educação Inclusiva, História, Caminhada, Conquistas, Cidadania.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1500

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362