AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DE PUNICA GRANATUM LINNAEUS CONTRA Staphylococcus aureus ISOLADOS DE MASTITE BOVINA E AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA “in vivo”
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1557
Resumo
O uso de plantas com finalidade terapêutica, tem ampla aceitação popular motivando as investigações científicas. A romã (Punica granatum L.) é pertencente à família Punicaceae, sendo popularmente utilizada para tratar vários problemas de saúde. O presente estudo avaliou seus possíveis efeitos inibitórios contra Staphylococcus aureus isolados de casos de mastite bovina e ação anti-inflamatória “in vivo”. O extrato foi preparado utilizando a casca do fruto de Punica granatum. A avaliação da atividade antimicrobiana foi realizada em teste de difusão de ágar, com 16 cepas de S. aureus isolados. Foi realizado o ensaio de edema de pata induzido por carragenina em ratos Wistar, machos. O extrato da casca do fruto em todas as concentrações testadas inibiu todos os microrganismos isolados e também demonstrou redução do edema de pata nas concentrações testadas de 81,25; 162,50; 325 e 650 mg/mL. Os resultados deste estudo podem explicar em parte a utilização de P. granatum para o tratamento de doenças infecciosas e inflamatórias podendo contribuir para a alternativa terapêutica em Medicina Veterinária.
Palavras chave: Punica granatum. Atividade antimicrobiana. Atividade anti-inflamatória. Fitoterapia. Plantas medicinais.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i1.1557
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362