CONHECIMENTOS SOBRE DOR ADQUIRIDOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1617
Resumo
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: A dor é um fenômeno universal, seja como sintoma ou como doença, e é a causa mais frequente de procura pelo sistema de saúde. O controle eficaz da dor é um dever dos profissionais de saúde e um direito dos usuários dos serviços de saúde. O presente estudo objetiva analisar conhecimentos sobre dor adquiridos nos cursos de ciências da saúde. MÉTODO: Trata-se de revisão integrativa realizada na base de dados eletrônicos da SciELO, buscando artigos publicados entre os anos 2010-2014. RESULTADOS: Após refinamento, foram encontrados 104 artigos, dos quais 05 responderam ao questionamento norteador desta revisão. Observou-se que as publicações analisadas apresentam resultados semelhantes acerca da formação dos profissionais de saúde sobre a dor. Na Enfermagem, observou-se a falta de aquisição de conhecimento durante a sua formação para a temática dor. O curso de Fisioterapia também apresentou sua fragilidade acerca da aquisição de conhecimentos para mesma temática. Na medicina observou-se que o conhecimento durante a formação médica e residência é deficitário em relação à dor. Por conseguinte evidenciou-se nesta pesquisa a precariedade do conhecimento em relação à temática dor nos principais cursos de ciências da saúde. CONCLUSÃO: Torna-se necessário uma maior reflexão acerca dos currículos das ciências da saúde no tocante ao tema dor, tendo em vista ser essa a queixa mais referida em todos os ambientes de assistência a saúde
Palavras-chave
Dor. Conhecimento. Saúde. Formação.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v12i2.1617
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362