ASPECTOS HIGIÊNICO-SANITÁRIOS DE FEIRANTES E ANÁLISE PARASITOLÓGICA DE HORTIFRÚTIS COMERCIALIZADOS EM FEIRAS LIVRES DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2447
Resumo
Visto que na maioria das feiras livres as condições higiênicas de comercialização dos produtos alimentícios são insatisfatórias, podendo os feirantes atuar como vetor no processo de contaminação e dispersão de patógenos relacionados às doenças de origem alimentar, o presente estudo teve como objetivo avaliar a estrutura física de feiras livres, os aspectos higiênico-sanitários de feirantes antes e após treinamento sobre boas práticas na manipulação de alimentos, além da contaminação por enteroparasitos em alimentos comercializados nas feiras de quatro municípios da microrregião de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Métodos: Foi preenchido um formulário para avaliação das estruturas físicas das feiras e um questionário acompanhado de checklist para avaliar as condições higiênico-sanitárias entre 73 feirantes antes e após o treinamento. Adicionalmente foram examinadas 58 amostras de hortifrútis comercializados nas feiras para avaliar contaminação por parasitos ou comensais intestinais. Resultados: As quatro feiras livres apresentavam condições inadequadas quanto à estrutura física dos espaços onde ocorriam. Embora tenha sido observada maior adesão às medidas preventivas na avaliação pós-treinamento, a maioria dos feirantes não estava em conformidade com todas as normas de manipulação de alimentos em ambos os períodos avaliados. A análise de alface, beterraba, cebolinha, cenoura, couve e tomate detectou contaminação por estruturas de helmintos ou protozoários intestinais em 62% das amostras. Conclusões: Os resultados apontam a necessidade de ações voltadas para melhoria das estruturas das feiras e educação continuada aos feirantes de forma a oferecer alimentos seguros.
Palavras-chave: Feiras livres. Contaminação de alimentos. Manipulação de alimentos. Educação continuada. Análise parasitológica.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i2.2447
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362