COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NOS EnANPADs: UM LEVANTAMENTO BIBLIOMÉTRICO SOBRE AS METODOLOGIAS EMPREGADAS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2451a
Resumo
A busca incessante pelo entendimento dos hábitos de consumo vem-se tornando cada dia mais relevante aos profissionais de Marketing. Isto porque, no entendimento desta disciplina, as empresas existem para satisfazer as necessidades dos consumidores, as quais só podem ser completamente saciadas quando os profissionais da área de Marketing conseguem identificar o que os clientes estão buscando. Não conhecer os clientes pode se tornar o maior problema de uma organização; entender o que realmente querem os consumidores é ponto-chave para o êxito das empresas. Este levantamento bibliométrico mapeou as abordagens, as finalidades, os meios, as técnicas de coleta de dados e de levantamento de informações, e as técnicas de tratamento dos dados e das evidências dos artigos veiculados na subárea de Comportamento do Consumidor dentro da área de Marketing dos EnANPADs do triênio 2010-12. Tipicamente, o artigo desta amostra apresenta abordagem quantitativa, tem finalidade exploratória, utiliza o meio survey, obtém dados por meio de questionário, e os trata usando análise fatorial. Ao final, considerações são feitas e futuros estudos são sugeridos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2451
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362