UMA ANÁLISE SOBRE A ESTRATÉGIA COMERCIAL DA ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES DO CENTRO DE ABASTECIMENTO DE VOTORANTIM-SP
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i1.2474
Resumo
A comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar no Brasil tem passado por uma série de desafios nas últimas décadas, dadas as dificuldades enfrentadas principalmente pelos pequenos produtores com relação ao acesso aos melhores canais de comercialização. De forma a evitar essa situação e garantir maior segurança no mercado, uma considerável parcela da agricultura familiar tem investido em estratégias como o associativismo e o cooperativismo, com numerosos casos de sucesso pelo país. Todavia, enquanto grandes cooperativas conquistam espaço no mercado investindo na profissionalização e especialização de seus quadros técnicos e administrativos, grande parte das pequenas continua imersa em dificuldades financeiras e dependentes do apoio do poder público. Este estudo analisou o caso da Associação de Agricultores CEAVO - Centro de Abastecimento de Votorantim-SP, que em 2002, mesmo sem apoio público e profissionalização de seu quadro técnico e administrativo, investiu em uma estratégia arriscada de comercialização, ao criar um entreposto comercial próprio, para atender um público de feirantes, comerciantes e consumidores locais. Observou-se que, apesar de ter conquistado seu espaço no mercado junto a feirantes e comerciantes locais ao longo dos anos, a associação ainda se encontra em situação de fragilidade econômica, a qual pode ser atribuída em parte a falta de apoio institucional do poder público, e principalmente ao baixo grau de profissionalização de seu quadro técnico e administrativo, uma característica comum deste segmento que precisa ser contornada.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v13i2.2474
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362