ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTES
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476

Luciana Dantas Farias de ANDRADE, Sarah Coêlho de Araújo Silva PORTO, Édija Anália Rodrigues de LIMA, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito SANTOS, Maria Benegelania PINTO, Heloisy Alves de MEDEIROS

Resumo


As abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.


Palavras-chave


Educação Superior. Bacharelado em Enfermagem. Gestão em Saúde. Estudantes de Enfermagem. Docentes de Enfermagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362