ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO GESTOR: CONCEPÇÃO DE DISCENTES INGRESSANTES
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
Resumo
As abordagens pedagógicas adquirem papel prioritário na relação ensino-aprendizagem nas escolas de enfermagem pela responsabilidade em relação à formação, estímulo à reflexão e superação dos desafios cotidianos. Este estudo objetivou desvelar a contribuição das abordagens pedagógicas para a formação de discentes ingressantes do curso de Bacharelado em Enfermagem de uma instituição federal de ensino superior do nordeste brasileiro. Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, ancorada metodologicamente no Materialismo Histórico e Dialético (MHD). Os dados foram coletados através de entrevistas e processados pela técnica de análise de discurso proposta por Fiorin. Foi possível emergir a categoria analítica: O discente ingressante e seu contato com as abordagens pedagógicas do curso de enfermagem, e três categorias empíricas: 1. Disciplinas de identificação dos entrevistados; 2. Ênfase nos aspectos metodológicos do ensino e 3. Abordagem pedagógica dos docentes na visão discente. Foi possível constatar que a maioria dos discentes aponta o uso de abordagens pedagógicas socioculturais em sala de aula, convergindo para uma formação acadêmica preocupada com o aspecto crítico e reflexivo desde o início da formação do enfermeiro gestor.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2476
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362