ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DA INOVAÇÃO: Estudo multicaso em supermercados de município da região noroeste do RS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2606

Jocias Maier ZANATTA, Daniel Knebel BAGGIO, Mauro Alberto NUSKE

Resumo


O setor supermercadista é de grande relevância para o Brasil, sendo responsável em 2012, por 5,4% do produto interno bruto e 83,7% do abastecimento de alimentos no país (HONDA, 2012; ROCHA e QUINTÃO, 2012). A temática da inovação é fundamental para o desenvolvimento das organizações, tendo impacto direto na competitividade e sobrevivência das mesmas, no entanto, os cases de sucesso são predominantes em grandes corporações. Este estudo buscou definir o perfil de gerenciamento da inovação em organizações supermercadistas de micro, pequeno e médio porte no município de Três de Maio, na Região Noroeste do RS. O estudo  multicaso teve como premissa a pesquisa com os gestores dos supermercados, utilizando-se da ferramenta de auto avaliação proposta por Tidd et al (2008) e o gráfico radar do Microsoft Excel®. Dentre os resultados, verifica-se que o supermercado com porte micro não gerencia a inovação, o de porte pequeno está em estágio inicial de inovação, tendo o perfil de gerenciamento focado em organização e relacionamento, e o de porte médio também encontra-se em estágio inicial de inovação, com o perfil de gerenciamento baseado em estratégia, organização e relacionamento. 


Palavras-chave


Supermercado. Inovação. Gráfico radar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2606

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362