ANÁLISE DO GERENCIAMENTO DA INOVAÇÃO: Estudo multicaso em supermercados de município da região noroeste do RS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2606
Resumo
O setor supermercadista é de grande relevância para o Brasil, sendo responsável em 2012, por 5,4% do produto interno bruto e 83,7% do abastecimento de alimentos no país (HONDA, 2012; ROCHA e QUINTÃO, 2012). A temática da inovação é fundamental para o desenvolvimento das organizações, tendo impacto direto na competitividade e sobrevivência das mesmas, no entanto, os cases de sucesso são predominantes em grandes corporações. Este estudo buscou definir o perfil de gerenciamento da inovação em organizações supermercadistas de micro, pequeno e médio porte no município de Três de Maio, na Região Noroeste do RS. O estudo multicaso teve como premissa a pesquisa com os gestores dos supermercados, utilizando-se da ferramenta de auto avaliação proposta por Tidd et al (2008) e o gráfico radar do Microsoft Excel®. Dentre os resultados, verifica-se que o supermercado com porte micro não gerencia a inovação, o de porte pequeno está em estágio inicial de inovação, tendo o perfil de gerenciamento focado em organização e relacionamento, e o de porte médio também encontra-se em estágio inicial de inovação, com o perfil de gerenciamento baseado em estratégia, organização e relacionamento.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2606
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362