OS IMPACTOS GERADOS NO MERCADO DE TRABALHO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NO BRASIL CAUSADOS PELA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2667
Resumo
Resumo: O presente artigo tem como proposta principal apresentar uma análise dos impactos gerados no mercado de trabalho de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Brasil decorrentes da terceirização de serviços, tanto no tocante a atividades-meio quanto atividades-fins, abordando seu conceito, suas origens e sua aplicabilidade. Para tanto, efetuou-se uma breve revisão da bibliografia existente acerca do tema em nosso país, além de pesquisas em empresas nacionais de TIC nos setores público e privado, através de um levantamento de dados referentes a cargos, salários, benefícios e tempo de serviço que as empresas disponibilizam aos seus funcionários. O método utilizado para a realização da citada pesquisa empregou coleta de dados em empresas da área de TIC com sede e atuação no Brasil. Posteriormente, efetuou-se um tratamento e uma análise destes dados. Por fim, com base em todo este estudo, buscou-se compreender se a terceirização de fato acarreta prejuízo aos trabalhadores do setor em análise, no tocante a um número maior de demissões, à queda do nível salarial, ao aumento da carga de serviço, além de poder resultar em incertezas a respeito do futuro destes trabalhadores.
Palavras-chave
Terceirização. TIC. Mercado de Trabalho. Competitividade.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2667
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362