INSERÇÃO DOS EGRESSOS DO ENSINO TÉCNICO AO MERCADO DE TRABALHO DO SETOR MOVELEIRO
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2776

Paulo Roberto SPINATO, Sylvia MESSER, Claudionor Guedes LAIMER

Resumo


A recente reforma curricular tem como pressuposto básico a educação profissional integrada ao ensino médio. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar a inserção dos egressos do ensino técnico ao mercado de trabalho, a partir do sistema de avaliação implantado com a reforma curricular. Com isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, com base em um estudo de caso de uma escola técnica. A coleta de dados foi realizada através de observações, documentos e entrevistas em profundidade com estudantes do curso técnico em móveis e com o gerente de produção de uma empresa moveleira. Como resultado, contatou-se que o gerente de produção teve dois estudantes aptos como seus estagiários, sendo um deles com um baixo nível de aptidão (50% a 60%) e outro com alto nível de aptidão (90% a 100%). Embora o atual sistema de avaliação não permita uma pontuação final (apenas uma relação de aptidão ou não), observou-se que os estudantes apresentam diferentes tipos e níveis de competências e habilidades adquiridas e/ou desenvolvidas durante a sua formação.


Palavras-chave


Competências. Habilidades. Sistema de avaliação. Mercado de trabalho. Setor moveleiro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2776

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362