TERCEIRIZAÇÃO EM SERVIÇOS DE LIMPEZA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: análise da percepção de qualidade pelos funcionários
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2826

Renata Salvino Pujoni VILELA, Caissa Veloso e SOUSA

Resumo


Os serviços permeiam diversos aspectos da vida humana, seja ela pessoal ou profissional. Neste sentido, tanto pessoas quanto empresas privadas valem-se da prestação de serviços de terceiros com objetivos diferenciados, que vão desde a otimização do tempo até a redução nos custos de transação. Especificamente sobre o âmbito público, o Governo Federal promulgou, em setembro de 1997, a Lei 0.491, que prevê a desestatização de atividades antes prestadas pelo serviço público e consideradas não estratégicas, como é o caso dos serviços de limpeza e conservação dos ambientes de trabalho. Neste contexto, o presente artigo teve como objetivo principal analisar aspectos críticos da limpeza do ambiente de trabalho compartilhado por servidores de uma Instituição Federal de Ensino. Foram entrevistados onze servidores de carreira da instituição pesquisada. O estudo adotou a abordagem qualitativa e se classificou quanto aos fins como uma pesquisa descritiva. Para a coleta de dados optou-se por roteiro de entrevistas semiestruturadas. Dentre os principais resultados é possível inferir que os entrevistados tenham percepções distintas em relação à prestação dos serviços, o que, contudo, não possibilite afirmar que exista descontentamento com os serviços prestados. Apesar de se perceberem reclamações sobre a qualidade dos serviços de limpeza é possível identificar nos discursos que, ainda assim, estes atendem a um padrão de qualidade esperado.


Palavras-chave


Qualidade de serviços. Terceirizações. Marketing de serviços. Limpeza.. Serviços de Limpeza

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2826

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362