UM ESTUDO NO SETOR INDUSTRIAL,COMERCIAL E DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: o marketing como ferramenta de promoção pessoal
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.2915

Nairana Radtke Caneppele BUSSLER, Daniel Knebel BAGGIO, Martin LEDERMANN, Elias BUSSLER

Resumo


O presente artigo tem como objetivo identificar se o Marketing Pessoal é fator determinante para o crescimento profissional dos colaboradores pertencentes as empresas dos setores da indústria, comércio e serviços, tanto na opinião dos gestores quanto do quadro funcional. Quanto aos fins, é possível classificar esta pesquisa como descritiva e exploratória e quando aos meios como pesquisa de campo e bibliográfica. Percebeu-se que nestas empresas pertencentes aos diferentes setores da economia os gargalos relacionados as práticas do Marketing Pessoal em comparação com o desejado pelo gestor se encontram em situações diferentes em função da característica de cada empresa ou setor. No setor da indústria, ficou evidenciado que para um colaborador se destacar, esse deve possuir competências para apenas realizar corretamente suas atividades diárias, tornando-se elas repetitivas e programadas. No setor comercial o importante é a aparência do indivíduo e para o setor de serviços, as redes de relacionamento fundamentais para o bom andamento, prospecção, e atingimento das metas.


Palavras-chave


Marketing Pessoal. Indústria. Comércio. Serviço. Promoção.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.2915

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362