O PAPEL DO SUPERVISOR EM UM PROCESSO EDUCATIVO DIRECIONADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA
Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2961

Priscyla Pio FERREIRA, Suelly Rodrigues VITOR, Gleicione Aparecida Dias Bagne de SOUZA

Resumo


Este artigo tem por objetivo identificar, através de uma pesquisa bibliográfica, como o supervisor pedagógico pode contribuir favoravelmente, através de sua prática de orientação dos profissionais, para o desenvolvimento da autonomia. Será destacada, principalmente, a visão de Piaget, muito bem descrita pela importante figura de Kamii (2004) e, dos autores Barros (1996), Werri e Ruiz (2001). São encontradas também as contribuições de Alonso (1990?), Silva (1987), Mendes (2006?) e Pereira e Ely (2005?), que enfocam o papel do supervisor pedagógico para a qualidade da educação e formação dos professores. Percebe-se, portanto, que as ações dos adultos que convivem com as crianças e as relações que estes estabelecem com a mesma, seja na família no na escola (professores, supervisores e demais profissionais envolvidos no processo educativo), constituem-se como influências positivas ou negativas, que são marcantes e decisivas no desenvolvimento da autonomia. Observa-se também que o supervisor pedagógico ocupa um papel importante na realização de um processo de ensino voltado para o desenvolvimento da autonomia, tanto dos profissionais da educação com os quais lida, destacando os professores, quanto dos alunos, que dão sentido a educação. 


Palavras-chave


Autonomia. Aluno. Supervisor pedagógico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2961

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362