BULLYING E A REALIDADE ESCOLAR
Doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962

Andrea Ludugel FAGUNDES, Gleicione Aparecida Dias Bagne de SOUZA

Resumo


Este artigo visa compreender o princípio do respeito e das nossas diversidades culturais, através da atuação do professor em sala de aula e no seu cotidiano da vida escolar, instalando uma educação mais democrática, na qual, seja respeitada as diferenças físicas, ideológicas, culturais e socio-econômicas, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais igualitária. O Bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. São todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivo evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e humilhação. Portanto, os atos repetidos entre eles (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características marcantes, que tornam possível a intimidação da vítima. Quando não existem uma chamada contra o Bullying, o ambiente escolar se torna contaminado e ameaçador. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade, medo e revolta. Portanto, é nosso objetivo conscientizar e mostrar aos educadores, famílias e sociedade para a existência real do problema e suas consequências, buscando a tomada de estratégias e decisões para a solução frente a esse comportamento, onde nossos alunos possam frequentar uma escola segura, solidária e democrática, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito ao seu próximo e as diversidades culturais frente as diferenças.


Palavras-chave


Bullying. Escola. Vítima. Alunos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v11i2.2962

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362