USO DE METILFENIDATO ENTRE ACADÊMICOS NO INTERIOR DE RONDÔNIA
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.2963
Resumo
Nos últimos anos é visível o aumento no consumo de medicamentos psicotrópicos, dentre eles o metilfenidato, que em muitos casos são utilizados por universitários a fim de melhorar o aprendizado. O presente estudo teve como objetivo caracterizar o perfil do uso de metilfenidato entre acadêmicos de um centro universitário localizado no interior do estado de Rondônia. Constituíram o estudo 150 acadêmicos oriundos dos cursos de biomedicina, enfermagem e farmácia. Houve predominância do sexo feminino, a maior parte dos entrevistados já havia cursado a disciplina de farmacologia, no entanto apenas 48% souberam definir medicamentos psicotrópicos. Com relação ao uso de metilfenidato 18% afirmaram já tê-lo praticado, sendo que desses 45% o adquiriram com receita médica. O principal motivo de uso foi para melhoria do aprendizado (85%), onde a maioria dos acadêmicos afirmou terem alcançado o efeito desejado, apesar de 59% relataram efeitos adversos. Os dados obtidos evidenciam a utilização do metilfenidato para obtenção de melhora no desempenho estudantil, tendência observada em outros estudos, que tem trazido preocupação no contexto de Saúde Pública.
Palavras-chave: Psicotrópicos. Universitários. Metilfenidato. Uso irracional. Aprimoramento cognitivo.
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362