O PAPEL DAS EMOÇÕES COMO PREDITORAS DAS ATITUDES E COMPORTAMENTOS DOS INTERNAUTAS NA VIRALIZAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
Resumo
A publicidade tem seguido a evolução da Internet como meio de comunicação e comércio aperfeiçoando a integração entre consumidores e fornecedores. Com a popularização das mídias sociais ficou mais evidente o boca-a-boca no ambiente online, onde as pessoas compartilham suas experiências guiadas por estratégias de marketing. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o papel das emoções experimentadas pelos internautas em suas atitudes e comportamentos ao compartilharem vídeos virais publicitários com terceiros. Para cumprir o objetivo 309 indivíduos assistiram a três vídeos publicitários de marketing viral extraídos de uma lista dos 10 comerciais brasileiros mais assistidos no portal YouTube em 2012 e responderam a uma pesquisa sobre seus hábitos de acesso e de compartilhamento de vídeos pelo YouTube e as emoções despertadas por estes. Desta forma, além da caracterização demográfica da amostra pesquisada, os resultados revelaram que o compartilhamento dos vídeos ocorre quando estes despertam emoções positivas no espectador, tais como admiração, encantamento e felicidade.
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2964
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362