AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagem
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976

Andreia de Bem MACHADO, Francisco Antonio FIALHO

Resumo


A questão do conhecimento permeia nossa sociedade desde os tempos dos filósofos gregos. Segundo alguns o conhecimeto é o que permite que o homem equacione os problemas do seu cotidiano. O objetivo deste artigo é conceituar o conhecimento referente ao aprendizado individual do ser humano inicialmente: na episteme dos cognitivistas; dentro da ótica dos conexionistas e na abordagem autopoiética.  A título de uma epifania discute-se o conhecimento numa visão integral que enxerga os três conceitos como aspectos de uma mesma realidade.  Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória, numa abordagem qualitativa, o que permitiu, ao final, inferir algumas considerações sobre a questão do conhecimento em uma visão mais ampla e integral.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362