AS QUATRO DIMENSÕES DO CONHECIMENTO: cognitivista, conexionista, autopoetico e integral - Avançando na compreensão sobre a aprendizagem
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976
Resumo
A questão do conhecimento permeia nossa sociedade desde os tempos dos filósofos gregos. Segundo alguns o conhecimeto é o que permite que o homem equacione os problemas do seu cotidiano. O objetivo deste artigo é conceituar o conhecimento referente ao aprendizado individual do ser humano inicialmente: na episteme dos cognitivistas; dentro da ótica dos conexionistas e na abordagem autopoiética. A título de uma epifania discute-se o conhecimento numa visão integral que enxerga os três conceitos como aspectos de uma mesma realidade. Para tanto, a metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva exploratória, numa abordagem qualitativa, o que permitiu, ao final, inferir algumas considerações sobre a questão do conhecimento em uma visão mais ampla e integral.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i2.2976
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362