A INFLUÊNCIA DA CINESIOTERAPIALABORAL NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES E NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.2982
Resumo
A cinesioterapia Laboral (CL) pode ser entendida como uma série de exercícios físicos elaborados no próprio ambiente de trabalho, visando à qualidade de vida do trabalhador. O objetivo deste trabalho foi avaliar se a melhoria da qualidade de vida com implantação de CL influencia a prática dos professores e interfere no processo de ensino aprendizagem. A coleta de dados foi realizada em uma escola de ensino fundamental e envolveu 8 participantes selecionados de acordo com critérios previamente estabelecidos. Os voluntários responderam uma avaliação no início da pesquisa. Após a avaliação inicial, um profissional fisioterapeuta desenvolveu uma rotina de exercícios físicos específicos, que eram aplicados 3 vezes na semana, durante 15 minutos, no meio da jornada de trabalho. Foram realizadas 15 intervenções com a CL e então se aplicou uma reavaliação para tabulação dos resultados. O resultado mostrou diminuição no quadro álgico da maioria dos voluntários. Com isso, os voluntários tiveram maiores motivações em suas práticas profissionais, modificando a didática em sala de aula. Embora necessite de realização da pesquisa com grupo maior e com melhores ajustes no tempo de aplicação da CL, a pesquisa influiu de forma positiva na motivação dos professores e no processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave
Cinesioterapia Laboral. Atividade Física. Qualidade de Vida; Professores; Ensino Aprendizagem;
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i2.2982
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362