ESTUDO DE CASO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM FARMÁCIA ESCOLA
http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2011.93.1418

Tatyana Xavier Almeida Matteucci FERREIRA, Luciana Resende PRUDENTE, Núsia Luisa BARBOSA, Suzana De Sousa STIVAL, Nathalie Lourdes Souza DEWULF

Resumo


Os estudos de casos são desenvolvidos para proporcionar o aprofundamento do conhecimento e envolvimento do aluno com uma situação (real) observada, sendo assim, esta metodologia vêm de encontro com a proposta de modificar a formação do profissional farmacêutico, conforme o preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Farmácia.  Durante a realização do estágio na Farmácia Escola da Universidade Federal de Goiás, as farmacêuticas supervisoras observavam que os estudantes apresentavam dificuldades ao lidar com questões relativas à legislação farmacêutica. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia de ensino para legislação farmacêutica, visando a formação do perfil profissional crítico e reflexivo.  Foram elaborados quatro diferentes casos clínicos que serviram de mote para criar situações em que fosse necessário o conhecimento de legislações farmacêuticas para resolução dos problemas apresentados no atendimento do paciente. Os estudos dirigidos foram aplicados, até o momento, em aproximadamente, 64 alunos. A experiência têm se mostrado bem sucedida permitindo aos alunos contextualizar a legislação com a prática.

Palavras-chave


Bolsas e estágios. Escolas de Farmácia. Legislação farmacêutica. Ensino Superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/303

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362