CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DE INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS POTENCIAIS EM PRESCRIÇÕES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE RIBEIRÃO PRETO - SP
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.4037

Maria Olívia Barboza ZANETTI, Juliana Maldonado MARCHETTI, Regina Célia Garcia de ANDRADE

Resumo


Objetivo. Este estudo transversal visa traçar o perfil de interações medicamentosas potenciais nas prescrições da Atenção Primária à Saúde de Ribeirão Preto - SP, bem como comparar os resultados do modelo de atendimento básico tradicional com a Estratégia de Saúde da Família. Métodos. Para a análise de interações foram incluídas todas as prescrições que continham dois ou mais medicamentos (836 prescrições), alocadas em dois grupos: 744 provenientes do atendimento básico tradicional e 92 da Estratégia de Saúde da Família. A análise de interações potenciais, gravidade e grau de embasamento científico foi realizada por meio de consulta à base de dados do Micromedex®. Resultados. Constatou-se 2037 possíveis interações medicamentosas, contabilizando uma média de 2,5 interações por prescrição (DP = 3,9) no atendimento básico tradicional e de 1,9 (DP = 2,6) na Estratégia de Saúde da Família. Há evidências de que na Estratégia de Saúde da Família há um número menor de interações medicamentosas potenciais por prescrição (p < 0,05). Verificou-se ainda associação positiva entre o número de interações medicamentosas e o número de medicamentos prescritos (p < 0,01). Do total de interações potenciais, 97,2% foram consideradas de severidade moderada ou superior e 58,5% apresentaram embasamento científico bom ou excelente. Conclusão. Embora as prescrições provenientes da Estratégia de Saúde da Família apresentem um número menor de interações, a frequência obtida na Atenção Primária como um todo é preocupante e ainda está muito aquém do ideal.


Palavras-chave


Atenção Primária à Saúde. Estratégia Saúde da Família. Interações de Medicamentos. Prescrições de Medicamentos. Prescrição Inadequada.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v15i1.4037

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362