ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A PERMEABILIDADE E AS CARACTERÍSTICAS MECÂNICAS DO REVESTIMENTO ASFÁLTICO PERMEÁVEL
Resumo
O avanço industrial e social geram impactos ambientais sendo essencial a busca por meios sustentáveis. Este artigo teve por finalidade a utilização do asfalto permeável com o objetivo de avaliar por ensaios mecânicos e hidráulicos três modelos de revestimento asfáltico de pavimentos permeáveis, em comparação com um pavimento convencional. Para a realização dos ensaios foram moldados corpos de prova submetidos aos ensaios de desgaste por abrasão (DNER-ME 383/1999), resistência a tração por compressão diametral (DNER-ME 138/1994) e permeabilidade (NLT-327/00). Os resultados obtidos mostram que a quantidade de vazios é diretamente proporcional à permeabilidade e ao desgaste por abrasão, e inversamente proporcional a resistência à tração por compressão diametral. Assim, tem-se que quanto maior o índice de vazios maior a permeabilidade do material e devido à elevada porcentagem de vazios os valores de resistência à tração diminuíram e o desgaste por abrasão aumentou. Dentre os modelos a “Faixa III” atendeu as normativas aplicadas sendo recomendada para tráfego leve, a fim de garantir conforto e segurança aos usuários, resultando em uma redução de impacto ambiental.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i2.4964
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362