ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E PNEUMONIA ASSOCIADA À VENTILAÇÃO: ESTUDO RETROSPECTIVO

Priscila Isadora Scardovelli, Renata Cristiane Gennari Bianchi, Cristiano Machado Galhardi, Andreza Nascimento Pereira

Resumo


Objetivo: A pneumonia associada à ventilação (PAV) é aquela que surge de 48h a 72h após intubação endotraqueal e instituição da ventilação mecânica invasiva (VMI). PAV é uma complicação relevante e a mais frequente (1 a 3%) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), apresenta mortalidade hospitalar entre 30 e 70%, além de acrescentar 6 dias de permanência hospitalar e R$ 31 mil a R$ 45 mil reais em custos por paciente. Este trabalho teve o objetivo de analisar a relação entre o número de pacientes sob VMI e número de PAV na UTI de um hospital do interior do Estado de São Paulo, além de verificar a incidência de PAV desses pacientes no período de Janeiro de 2014 a Julho de 2017. Métodos: Foi realizada pesquisa descritiva transversal retrospectiva através de coleta de banco de dados, no período de 43 meses, (Janeiro de 2014 a Julho de 2017), estratificados por ano. As variáveis foram submetidas à análise estatística descritiva, com nível de significância p<0,05. Resultados: A população foi constituída de 10.574 pacientes adultos internados na UTI. Os resultados apontaram que quanto maior a utilização de VMI, maior foi a ocorrência de PAV. Além disso, no ano de 2016 houve maior incidência de PAV. Conclusão: A incidência de VMI está diretamente relacionada à maior chance de ocorrência de PAV, cabendo à equipe multiprofissional implementar medidas que diminuam o risco de PAV na UTI.

 

 


Palavras-chave


Pneumonia associada à ventilação mecânica; Unidade de terapia intensiva; Ventilação mecânica invasiva; Complicações da ventilação mecânica; Risco de pneumonia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i2.4984

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362