REFLEXO DA CAPACIDADE INOVATIVA NA LEMBRANÇA DE MARCA: O CASO STARA
Resumo
O presente estudo dedica-se a identificar os tipos de inovação no marketing que refletiram em maior lembrança de marca da Stara – uma organização gaúcha de grande porte que atua no setor de máquinas agrícolas – no Rio Grande do Sul, em uma análise no período de 1997 a 2017. Para isso, utilizou-se uma pesquisa empírica, qualitativa, exploratória e descritiva, fundamentada em duas premissas metodológicas: a abordagem longitudinal histórica e a abordagem processual e contextual. No que tange aos resultados, constatou-se que a Stara passou por três fases de mudança estratégica: a primeira, caracterizada pela consolidação de parcerias comerciais e investimentos em pesquisa tecnológica; a segunda, representada pela reestruturação organizacional; e a terceira, envolvendo o fortalecimento da marca e expansão do mercado. Concluiu-se que na terceira fase - momento em que o setor foi incluído na pesquisa de lembrança de marca no Rio Grande do Sul – as inovações de processo e de paradigma, ocorridas em 2012, e a inovação de produto, em 2014, foram estratégias determinantes para o fortalecimento da marca na recordação dos consumidores.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v17i2.5006
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362