FATORES ESTRESSANTES VIVENCIADOS PELOS PAIS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA EM TRÊS CORAÇÕES-MG

Elaine Aparecida Rocha Domingues, Eliana Gomes de Noronha, Maiúme Roana Ferreira de Carvalho, Glei dos Anjos de Carvalho Castro

Resumo


A educação de uma criança com deficiência leva os tutores a passar por diferentes situações e desequilíbrio emocional. O objetivo deste trabalho foi levantar fatores estressantes para tutores de crianças com deficiência. Foi realizada uma pesquisa descritiva, transversal, com abordagem qualitativa, na Associação de pais e amigos excepcionais (APAE) de Três Corações – MG. A coleta de dados ocorreu de outubro a novembro de 2017 por meio de entrevista semiestruturada e analise foi realizada por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. A população estudada encontrava-se na faixa etária de 20 a 40 anos, maioria casado, com renda familiar predominante de um a três salários mínimos relacionado a um baixo nível de escolaridade. A análise deste estudo demonstrou que os principais fatores estressantes vivenciados pelos entrevistados foram o transporte das crianças, o preconceito das pessoas, o medo e insegurança. A identificação desses fatores é necessária para o enfrentamento dos tutores a situação.

 

 


Palavras-chave: APAE; transporte; preconceito; medo; insegurança.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v16i3.5612

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362