Reflexões sobre o método nas ciências e o ensino de ciências
doi: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrv.2012.101.4148
Resumo
O presente ensaio aborda a necessidade de uma integração entre os paradigmas que enfocam o ensino de ciências, no sentido de que a aparente dicotomia paradigmática existente entre eles gera uma situação conflituosa para o aluno, ao abordar temas de vanguarda nas ciências, que podem encontrar amparo em ambos os enfoques. Trata-se de dois paradigmas capazes de se integrarem mutuamente, um de cunho mais objetivista, em que prevalece o empirismo e as pesquisas cognominadas quantitativas e outro mais subjetivista com preponderância da fenomenologia, sustentando as pesquisas chamadas qualitativas. O percurso metodológico foi embasado em pesquisa bibliográfica tendo como base Apolinário (2009), Serrano (1998), Sanches (2007), Davydov (1998), Leontiev (1983) dentre outros, e na observação participativa em sala de aula. Os resultados apontam para a necessidade de um campo educacional devidamente estruturado, em que o discente construa, a partir da autonomia, um caminho “livre” em termos paradigmáticos e metodológicos, por via de uma atuação pedagógica apurada e a utilização dos meios e recursos disponíveis pelas duas correntes. Esse conjunto de estratégias combinadas pode se configurar em um importante método a ser desfrutado, tanto pelas ciências em sua origem intrínseca, quanto pelo seu ensino, trazendo condições e provocando uma postura que poderá ajudar na reflexão e na compreensão dos conceitos de complexos da ciência contemporânea, importantes na cognição dos alunos.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/603
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362