Conscientização do consumo e desperdício de alimentos em uma unidade de alimentação e nutrição de Varginha, MG.

Sheila Maiolini, Cíntia Rosa Lopes, Bruno Martins Dala-Paula

Resumo


Objetivo: O presente estudo teve por objetivo analisar o resto de ingestão e as sobras de preparações das cubas de servir, antes e depois de uma campanha de conscientização ao desperdício. Métodos: Acompanhou-se o descarte dos alimentos durante 5 dias consecutivos de uma semana e, em seguida, realizou-se durante a semana posterior, uma intervenção educacional com o intuito de conscientizar os clientes sobre o consumo e desperdício de alimentos. Para tanto, foram utilizados banners dispostos em displays, em todas as mesas do refeitório, contendo informações sobre a quantidade média de alimentos desperdiçados na semana anterior. Após a campanha, verificou-se novamente por 5 dias consecutivos da semana os índices de resto de ingestão e analisou os dados segundo Análise de Variância (ANOVA), com P ≤ 0,05. Resultados: O estudo demonstrou redução de 16,72% do peso total de alimentos descartados, entretanto, esse valor não foi considerado significativo segundo a análise estatística. Conclusão: Pode-se afirmar, portanto, que houve uma tendência a redução do resto de ingestão, entretanto, é necessário elaborar e praticar de maneira contínua outras formas de intervenções e tornar as campanhas de conscientização ao desperdício uma atividade rotineira da UAN a fim de alcançar resultados satisfatórios.


Palavras-chave


Resto de ingestão; Desperdício; Consumo; Restaurante

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v20i2.6246

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362