PHOTOVOLTAIC SOLAR GENERATION: PROPOSAL TO REDUCE THE ENERGY COST OF AN HIGHER EDUCATION INSTITUTION

Glauco Oliveira Rodrigues, Wellington Furtado Santos, Luiz Cláudio Dalmolin, Nilson Ribeiro Modro, Marcos Falkembach, Crislei Daiana Oliveira Siqueira Schuch

Resumo


É simular cenários para verificar o impacto do uso de painéis solares fotovoltaicos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), com a finalidade de gerar energia elétrica que abastece parcialmente (50%) ou totalmente (100%) a IES, identificando a economia financeira gerado pela adoção de painéis fotovoltaicos. Foi utilizado o método Systems Dynamics, que permite estudar o comportamento dos sistemas ao longo do tempo, permitindo avaliar as consequências das nossas decisões. Por este motivo e pela necessidade de estudar os impactos da geração de energia solar em um horizonte de tempo futuro, optou-se por utilizá-la em modelagem e simulação computacional. O modelo de simulação indica que a implantação de painéis solares fotovoltaicos para geração de energia elétrica é uma alternativa que proporcionará redução no gasto energético de longo prazo. O limite do estudo refere-se à literatura sobre o assunto e a aplicação do modelo em apenas uma instituição de ensino. Quanto mais longo for o período considerado, maior será a redução dos custos de eletricidade. Com isso, conclui-se que, apesar do alto valor financeiro do investimento inicial, a implantação de um sistema de energia solar fotovoltaico é financeiramente vantajosa no longo prazo, seja em um cenário onde 50% ou mesmo 100% da energia elétrica de a instituição vem do sistema de painéis solares fotovoltaicos. Contribuições para reduzir o impacto econômico e ambiental.


Palavras-chave


Energia Solar Fotovoltaica. Dinâmica do sistema. Modelagem Computacional.



DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v20i2.6251

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362