PHOTOVOLTAIC SOLAR GENERATION: PROPOSAL TO REDUCE THE ENERGY COST OF AN HIGHER EDUCATION INSTITUTION
Resumo
É simular cenários para verificar o impacto do uso de painéis solares fotovoltaicos em uma Instituição de Ensino Superior (IES), com a finalidade de gerar energia elétrica que abastece parcialmente (50%) ou totalmente (100%) a IES, identificando a economia financeira gerado pela adoção de painéis fotovoltaicos. Foi utilizado o método Systems Dynamics, que permite estudar o comportamento dos sistemas ao longo do tempo, permitindo avaliar as consequências das nossas decisões. Por este motivo e pela necessidade de estudar os impactos da geração de energia solar em um horizonte de tempo futuro, optou-se por utilizá-la em modelagem e simulação computacional. O modelo de simulação indica que a implantação de painéis solares fotovoltaicos para geração de energia elétrica é uma alternativa que proporcionará redução no gasto energético de longo prazo. O limite do estudo refere-se à literatura sobre o assunto e a aplicação do modelo em apenas uma instituição de ensino. Quanto mais longo for o período considerado, maior será a redução dos custos de eletricidade. Com isso, conclui-se que, apesar do alto valor financeiro do investimento inicial, a implantação de um sistema de energia solar fotovoltaico é financeiramente vantajosa no longo prazo, seja em um cenário onde 50% ou mesmo 100% da energia elétrica de a instituição vem do sistema de painéis solares fotovoltaicos. Contribuições para reduzir o impacto econômico e ambiental.
Palavras-chave
DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v20i2.6251
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362