AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE FOTOPROTETORA E ANTIOXIDANTE DA FASE CLOROFÓRMICA DE Praxelis clematidea (GRISEB.) R.M.KING & H.ROBINSON (ASTERACEAE)

Bruna de Lima Alves Simão, Karla de Lima Alves Simão, Camilla Torres Pereira, Millena de Souza Alves, Maria Alice Araújo de Medeiros, Heloisa Mara Batista Fernandes de Oliveira, Gabriela Lemos de Azevedo Maia, José Maria Barbosa Filho, Aleson Pereira de Sousa, Abrahão Alves de Oliveira Filho

Resumo


Uma das propensões do mercado e da saúde pública é a elaboração de produtos com maior número de componentes de origem natural, principalmente de origem vegetal, analisando de forma racional a biodiversidade brasileira. Sendo que os danos causado a pele pela radiação ultravioleta (R-UV) podem ser evitados com o uso de substâncias denominadas filtros solares, encontrados em formulações tópicas, cujo fator de proteção solar (FPS) pode ser mensurado espectrofotometricamente. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o FPS e a atividade antioxidante da fase clorofórmica de Praxelis clematidea, através do teste in vitro. A partir de diluições da fase realizou-se análises por espectrofotometria de varredura na região do ultravioleta (290 – 320 nm) e determinação do FPS pelo método espectrofotométrico de Mansur et al. (1986). Para o teste de atividade quelante de íons ferro utilizou o método de Dinis et al. (1994), sendo a absorbância medida a 562 nm em espectrofotômetro e os resultados expressos em percentual (%). Assim, pode-se observar que todas as concentrações testadas (50 a 100 µg.mL-1) apresentaram potencial de fotoproteção com variação de FPS de 6,30 a 21,47, respectivamente. Como também, o extrato apresentou potencial antioxidante significativo, chegando a 68,66% na concentração de 1000 µg/mL o que pode favorecer o combate ao fotoenvelhecimento. Por isso, esses resultados sugerem que a fase clorofórmica de Praxelis clematidea apresenta potencial efeito fotoprotetor e antioxidante.


Palavras-chave


Antioxidante. Biologia. Fitoterapia. Fotoproteção. Radiação ultravioleta

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v20i2.6266

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362