O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS

Jesus Alexandre Tavares Monteiro, Danielle Teixeira Tavares Monteiro

Resumo


Nesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias.  O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos.


Palavras-chave


Perejivânie. Educação Social. Música. História de vida. Vulnerabilidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v18i1.6420

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362