O CONCEITO DE PEREJIVÂNIE NA PRÁTICA EDUCACIONAL: UM ENCONTRO COM EDUCADORES SOCIAIS MUSICISTAS
Resumo
Nesta pesquisa, o conceito de Perejivânie, do teórico russo Vygotsky, é explicitado na prática de educadores sociais musicistas. Há ainda a apresentação de resultados obtidos a partir de pesquisa teórica e prática realizada sobre o fazer destes profissionais em espaços de vulnerabilidade social. Para tanto, utilizamos de entrevistas semiestruturadas, realizadas com quatro educadores sociais musicistas, no formato de histórias de vidas – tais educadores atuam nas áreas de saúde, assistência social, educação e defesa social. Realizada no período de um ano e dois meses, a pesquisa em comento foi sistematizada por transcrições de áudios de 15 entrevistas, totalizando 120 páginas de histórias. O conceito de Perejivânie é unidade da condição humana e expõe a historicidade plena de afetos em sua relação com os acontecimentos do mundo. É uma vivência única, que pode ser compartilhada no processo educativo. O educador social musicista, por sua vez, no contexto estudado, é a ponte que liga a música e o educando ao ensino e a sua relação com o mundo. O conceito de Perejivânie é um fazer sutil e ritmado com os balanços do mundo e dos afetos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v18i1.6420
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362