PANORAMA DA PRODUÇÃO DE MATERIAIS COMPLEMENTARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Maria Luisa Dias Batista

Resumo


O objetivo foi conhecer o panorama de publicações científicas, incluindo o uso de materiais complementares, na área do ensino de Ciências. Fizemos uma revisão sistemática, de acordo com o protocolo PRISMA, a partir de publicações obtidas em diferentes bases acadêmicas e científicas. Empregamos os termos de busca: ‘material complementar’ OR ‘paradidático’ AND ‘ensino de Ciências’. A maior parte da produção e da publicação de materiais complementares para o ensino de Ciências centra-se em trabalhos cujo foco está em materiais para uso geral em qualquer etapa da Educação Básica. A maioria dos materiais complementares é textual e foi desenvolvida para o Ensino Médio. Concluímos que é necessário realizar mais pesquisas sobre a produção de material complementar, visto que esses produtos não são encontrados nas revisões sistemáticas. Utilizar diferentes materiais de estudo é importante para o processo educativo e complementa o conteúdo dos livros didáticos.


Palavras-chave


Protocolo PRISMA. Ensino de Ciências. Aprendizagem. Paradidáticos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6446

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362