UMA ALTERNATIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA WEBERIANA À ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA LIDERANÇA CARISMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS

Antônio dos Santos Silva, Antônio Carvalho Neto

Resumo


O objetivo deste ensaio é propor uma alternativa teórico-metodológica à abordagem comportamental da liderança carismática do mainstream norte-americano a partir da sociologia compreensiva de Weber. Apresenta-se uma proposta de investigação do fenômeno liderança na perspectiva da sociologia weberiana, tratando a liderança como relação social, no sentido weberiano de autoridade, tendo como referências, portanto, os tipos ideais e estruturas de dominação. Contudo, o filtro que se utiliza no uso desta perspectiva é o da teoria das organizações, com foco em administração, visto que outros são, também, possíveis. Trata-se de um estudo preparatório para a abordagem do tema liderança em escolas públicas de educação básica em atendimento ao conceito de gestão participativa escolar, aplicando-se uma metodologia sociológica nos moldes weberianos. Entretanto, reconhece-se que a mesma metodologia possa ser aplicada aos demais tipos de organizações.


Palavras-chave


Liderança carismática. Max Weber. Interpretativismo. Gestão escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v21i1.6465

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362