UMA ALTERNATIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA WEBERIANA À ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA LIDERANÇA CARISMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS
Resumo
O objetivo deste ensaio é propor uma alternativa teórico-metodológica à abordagem comportamental da liderança carismática do mainstream norte-americano a partir da sociologia compreensiva de Weber. Apresenta-se uma proposta de investigação do fenômeno liderança na perspectiva da sociologia weberiana, tratando a liderança como relação social, no sentido weberiano de autoridade, tendo como referências, portanto, os tipos ideais e estruturas de dominação. Contudo, o filtro que se utiliza no uso desta perspectiva é o da teoria das organizações, com foco em administração, visto que outros são, também, possíveis. Trata-se de um estudo preparatório para a abordagem do tema liderança em escolas públicas de educação básica em atendimento ao conceito de gestão participativa escolar, aplicando-se uma metodologia sociológica nos moldes weberianos. Entretanto, reconhece-se que a mesma metodologia possa ser aplicada aos demais tipos de organizações.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v21i1.6465
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362