ADESÃO DE ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ÀS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA REMOTA NO PERÍODO DE PANDEMIA

Tânia Marta Amaral Dos Santos, Wellington Danilo Soares, Vivianne Margareth Chaves Pereira Reis, Ronilson Ferreira Freitas, Alenice Aliane Fonseca

Resumo


Este estudo buscou analisar a adesão de alunos dos anos finais do ensino fundamental as aulas de educação física remota (EFR) durante o isolamento social pela pandemia de Covid-19. Trata-se de um estudo transversal, realizado com 286 alunos de escolas públicas do norte de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada online pelo Google Forms. 48,95% dos alunos relatam participar sempre, 36,01% às vezes e 15,03% não participam das aulas de EFR. A adesão as aulas presenciais, preferência, satisfação com as aulas remotas, incentivo do professor, opinião sobre as aulas remotas, empenho, satisfação com o conteúdo, ter conexão com internet e materiais para uso nas aulas, apresentaram associação com a adesão as aulas remotas. Conclui-se que os alunos participam com frequência das aulas de EFR. No entanto, a não adesão as aulas estão associadas a fatores pessoais e de infraestrutura da residência.


Palavras-chave


Pandemia de Covid-19. Atividades Remotas. Educação Física Escolar. Adesão.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6470

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362