ENSINO DE FRAÇÕES: PONTO DE VISTA DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA

Ricarte Tavares, Aziel Alves de Arruda, Maria José Gomes dos Santos Farias, Raí Duarte Silva

Resumo


Esta pesquisa visa entender quais as perspectivas que os alunos do curso de pedagogia da UFMA - Campus Codó - possuem em relação ao conteúdo “Frações”, a partir da aplicação de um questionário, instrumento escolhido para a coleta de dados. Os participantes são alunos do 2º, 4º, 6º e 8º períodos, totalizando 48 participantes. Para embasar o estudo, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema a partir da leitura de artigos, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos da área de matemática relacionados ao tema. E por fim, foram analisadas as respostas dadas pelos alunos participantes da pesquisa, a partir das quais foi possível perceber suas dificuldades em relação à temática abordada, bem como que o seu ensino e a sua aprendizagem requerem esforço tanto de quem ensina quanto de quem aprende e que é importante associar o conteúdo proposto ao cotidiano dos alunos de maneira significativa. 


Palavras-chave


Frações; Ensino-Aprendizagem; Dificuldades.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6489

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362