ENSINO À DISTÂNCIA: percepção e satisfação de estudantes de Pedagogia

Reginaldo de Oliveira Nunes, Iuri da Cruz Oliveira

Resumo


A educação à distância vem contribuindo de forma significativa na formação superior no Brasil. O objetivo do presente trabalho foi verificar a percepção e satisfação de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma instituição de ensino superior sobre o ensino à distância. A pesquisa, de abordagem qualitativa e quantitativa, foi desenvolvida pelo meio da aplicação de um questionário composto por oito questões, via google formulários e disponibilizadas aos alunos para resposta. Participaram da pesquisa cinquenta e dois estudantes, sendo 90,38% do sexo feminino e 9,62% do sexo masculino. Os estudantes avaliam a Educação à Distância como mediana (40%). Quanto a utilização dos dispositivos para acesso às aulas, 77% têm um dispositivo próprio, e 84% utilizam de um smartphone para acesso. Quanto ao tempo disponibilizado aos estudos, 50% admitem estudar menos de uma hora por dia. Quanto a eficácia do ensino à distância, 58% admitem ser moderadamente eficaz. Em relação aos recursos disponibilizados pela instituição para o ensino à distância, 48% consideram ser moderadamente útil. Sessenta e dois porcento gostam do ensino à distância e 42% consideram a eficácia dos professores nos estudos online como moderadamente útil. Verifica-se, portanto, que ainda há muito a ser discutido e pesquisado sobre o assunto, visando oferecer um ensino à distância de excelência.


Palavras-chave


Ensino à Distância; Aprendizagem; Avaliação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v21i1.6513

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362