AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DO USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE POR ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA

Ayra Raissa da Silva Santos, Bernadete Santos, Laís Sousa Maia, Luiza Queiroz Rosado de Souza, Heloísa Mara Batista Fernandes de Oliveira, Elizandra Silva da Penha, Abrahão Alves de Oliveira Filho

Resumo


A indicação da OMS para a implementação das Práticas Integrativas e Complementares nos países-membro reafirmou a importância do estudo e conhecimento destas pelos profissionais de saúde pública de todas as áreas, incluindo a Odontologia. Este trabalho tem o intuito de mensurar quantitativamente o conhecimento e uso das PICS pelos acadêmicos dos cursos de Odontologia das Instituições de Ensino Superior do Brasil. Este estudo é do tipo transversal, observacional, tendo sua abordagem quanti-qualitativa, estatístico-descritivo, adotando como estratégia de coleta de dados um questionário específico autoadministrado realizado com discentes dos cursos de Odontologia. Nesta pesquisa um total de 241 discentes do curso de Odontologia das IES responderam ao questionário na plataforma Google Forms. Quando perguntados sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, mais da metade dos discentes (52,5%) disseram não ter conhecimento sobre o assunto e 62,4% não conhecem a Resolução/CFO 82/2008. No questionamento sobre o conhecimento sobre PICS na Odontologia, 56,6% disseram não ter conhecimento, 28,9% disseram ter conhecimento adquirido na graduação e 13,6% disseram conhecer por conta própria. 82,2% disse nunca ter utilizado as PICS em sua vivência clínica. A falta de conhecimento sobre tais práticas deve-se ao fato de, dentre 218 IES, apenas 10 ofertarem uma disciplina com esse conteúdo na grade curricular do curso, e destas, apenas 1 de forma obrigatória. Desta forma, os dados coletados nesta pesquisa tornam-se relevantes e mostram a grande importância da implementação de disciplinas que abordem as PICS em cursos de Odontologia seja de forma opcional ou obrigatória.


Palavras-chave


Ensino superior; Medicina Tradicional; Odontologia; OMS; PICS

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i1.6561

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362