APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS APLICADA NO ENSINO EM ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O objetivo foi relatar a experiência do uso da metodologia ABP (aprendizagem baseada em problema) para aprendizagem do conteúdo “biossegurança” do curso de graduação em Odontologia. Caracterizou-se como um estudo qualitativo descritivo, tipo relato de experiência, o qual se elaborou a construção da ABP na modalidade post-holding a partir de brainstorming e três encontros para contextualização, discussão e finalização. A condução do processo foi relatada pelo facilitador como desafiador, o qual induziu a aprendizagem convencional ao guiar a aprendizagem, relatando êxito na compreensão dos alunos na etapa de finalização. Os alunos relataram como resultado da atividade: melhora da autonomia, iniciativa e qualidade na percepção de situações reais. O desenvolvimento da ABP propiciou aos envolvidos a experimentação de um processo criativo, moderno e focado no conhecimento, evidenciando sua potencialidade formadora e boa aplicabilidade refletindo os conteúdos práticos que a Odontologia aborda para que o futuro odontólogo tenha bons desfechos na prática profissional
Palavras-chave
Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Contextualizada; Educação Aplicada; Educação Continuada em Odontologia.
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i1.6621
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Indexado em:
ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362