APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS APLICADA NO ENSINO EM ODONTOLOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Giordna Furini, Lilian Rigo, Andrea Mussi

Resumo


O objetivo foi relatar a experiência do uso da metodologia ABP (aprendizagem baseada em problema) para aprendizagem do conteúdo “biossegurança” do curso de graduação em Odontologia.  Caracterizou-se como um estudo qualitativo descritivo, tipo relato de experiência, o qual se elaborou a construção da ABP na modalidade post-holding a partir de brainstorming e três encontros para contextualização, discussão e finalização. A condução do processo foi relatada pelo facilitador como desafiador, o qual induziu a aprendizagem convencional ao guiar a aprendizagem, relatando êxito na compreensão dos alunos na etapa de finalização. Os alunos relataram como resultado da atividade: melhora da autonomia, iniciativa e qualidade na percepção de situações reais. O desenvolvimento da ABP propiciou aos envolvidos a experimentação de um processo criativo, moderno e focado no conhecimento, evidenciando sua potencialidade formadora e boa aplicabilidade refletindo os conteúdos práticos que a Odontologia aborda para que o futuro odontólogo tenha bons desfechos na prática profissional

Palavras-chave


Aprendizagem Baseada em Problemas; Aprendizagem Contextualizada; Educação Aplicada; Educação Continuada em Odontologia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i1.6621

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Indexado em:

Resultado de imagem para periodicos capes Latindex Colheitadeira Ibict Pkp

 

 

Sumarios DOAJ LivRe Dialnet

 

EBSCO Funadesp

 

Resultado de imagem para crossref

 

 

ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362