CONHECIMENTO DE EDUCADORES SOBRE OS CUIDADOS IMEDIATOS NO TRAUMATISMO DENTÁRIO
Resumo
Os traumas dentários constituem acidentes com maior prevalência em crianças, podendo resultar em danos funcionais, estéticos, constrangimento social e psicológico. Desta forma, buscou-se avaliar o nível de conhecimento dos educadores de um colégio privado de Montes Claros - MG sobre a conduta frente a situações de traumatismo dentário. Trata-se de um estudo de caráter quantitativo, descritivo e transversal. A amostra foi composta por 24 professores do ensino infantil e fundamental que lecionam em um colégio privado de Montes Claros – MG, representando 96% da amostra. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário validado com 10 perguntas objetivas concernentes ao trauma dental. Identificou-se que apesar dos educadores afirmarem ter experiência com o assunto, estes possuem um conhecimento insuficiente sobre manejo correto em casos de acidentes com traumatismo dentário, evidenciando que a transmissão de informações e orientações sobre a melhor conduta a ser realizada em casos de emergência poderá reduzir as sequelas decorrentes deste tipo de acidente. Portanto, é necessário à implementação de estratégias que promovam disseminação de saberes com essa temática, a fim de garantir o sucesso no tratamento e no prognóstico destes casos.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i1.6625
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362