Learning Psychology in the view of Biological Sciences undergraduate students from a public Brazilian university

Gustavo Cunha de Araújo

Resumo


Historicamente, três teorias tem sido as mais relevantes no estudo da aprendizagem, sendo elas as behavioristas, cognitivistas e as humanistas. Este estudo objetivou analisar a percepção de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira acerca da disciplina Psicologia da Aprendizagem. Este estudo é de caráter qualitativo, do tipo pesquisa de opinião, tendo como público 17 estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira. Os depoimentos produzidos pelos estudantes a partir da atividade foram organizados e analisados de forma descritiva, conforme a análise de conteúdo. Os dados mostraram que a interação entre os estudantes e professores em sala de aula é importante para que possam compreender melhor as diferentes perspectivas epistemológicas das teorias da aprendizagem. Além disso, salientam que essas teorias devem fundamentar as práticas pedagógicas, pois entendem que os conteúdos discutidos nessas teorias são importantes e significativos para a formação contínua da aprendizagem e desenvolvimento profissional.


Palavras-chave


Biologia. Formação Docente. Licenciatura. Prática Pedagógica. Psicologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v23i1.6642

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362