A PERSPECTIVA ETNOMATEMÁTICA NOS FAZERES COTIDIANOS DE UM FEIRANTE
Resumo
O presente trabalho teve como finalidade compreender os saberes matemáticos inspirados na vida de um feirante pouco escolarizado, por meio do Programa Etnomatemática. A partir da abordagem Etnomatemática, foi possível compreender os conhecimentos matemáticos que este feirante utilizava em seu trabalho diário. Quanto ao percurso metodológico, esta pesquisa caracterizou-se como descritiva exploratória de natureza qualitativa, visando responder a seguinte questão de pesquisa: como o feirante, pouco escolarizado e sem saber ler, assimilou e lidou com a matemática em seu cotidiano profissional? A coleta dos dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, tendo como sujeito de pesquisa o feirante de modo que, priorizou-se nessa, compreender como um indivíduo que não teve acesso à escola assimilou e usou os saberes matemáticos em seu cotidiano profissional. Quanto à fundamentação teórica, esse trabalho foi respaldado pelas concepções teóricas de Ubiratan D’Ambrosio sobre o Programa Etnomatemática. Os resultados alcançados permitiram demonstrar e compreender a partir das perspectivas da Etnomatemática, como e onde surgiu o conhecimento matemático do feirante entrevistado. Entende-se assim que os conhecimentos matemáticos adquiridos pelo feirante podem ser considerados um exemplo do Programa Etnomatemática, a qual foi delineada por meio das vivências culturais e a necessidade de sobreviver em meio a sociedade.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6688
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ISSN: 1517-0276
EISSN: 2236-5362