ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO NOVOS PARADIGMAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÓS-PANDEMIA

Cristiana Maria Da Silva, Cristiana F. De Muÿlder, Dirceu Antônio Cordeiro Júnior

Resumo


O ensino híbrido é um dos novos paradigmas educacionais que avançaram após a pandemia do covid-19. Todavia, esse novo modelo educacional é permeado por dúvidas. O presente trabalho apresenta um relato de experiência, em uma escola estadual de Goiás, entre 2021 e 2022, que propões uma reflexão sobre as atividades do ensino híbrido aplicadas no ensino fundamental, compreendendo as exigências das Atividades Pedagógicas Complementares elaboradas pela Secretaria Estadual de Educação. A revisão teórica foi realizada por meio da busca de artigos indexados no banco de dados da SCIELO e Periódicos CAPES. Também foram utilizados livros e documentos do Ministério da Educação. Esse novo paradigma educacional mostrou-se desafiante, uma vez que os estudantes estiveram distantes da escola por quase dois anos. Portanto, com o término do afastamento compulsório dos alunos, busca-se novas estratégias para que todos os estudantes possam aprender de maneira igualmente significativa.  A experiência vivenciada apontou novas questões relevantes, que devem ser foco de novas discussões para a educação, como problemas de exclusão digital, de defasagem de material didático específico, de insuficiência de verba destinada à escola e de dificuldades de professores e alunos em lidar com as ferramentas do ensino remoto. 

 


Palavras-chave


Ensino híbrido. Educação básica. Inovação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v22i1.6741

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ISSN: 1517-0276

EISSN: 2236-5362